domingo, 3 de maio de 2009

Isso são horas, menina?!

Na adolescencia é assim: tem que seguir todas as regras que os nossos pais nos impõem. Até aí tudo bem, eles sabem o limite que devemos ter. Mas quando o governo determina o horário para voltar pra casa, não rola! Para evitar que menores de idade entrem em problemas, algumas cidades fazem o toque de recolher. Ótimo que eles se preocupam com a nossa segurança, mas é assim mesmo que se faz?
O que impede um garoto de 14 anos não se envolver com drogas às cinco da tarde? E o que garante que uma garota de 16 anos esteja a salvo indo para a escola logo cedo? Segurança não é uma questão de horário e lugar. Um adolescente pode andar sozinho por uma rua às duas da madrugada, se for tudo bem monitorado, não há porque não se sentir seguro.
Ao invés de irritar jovens menores de 18 anos essas medidas, deveriam mesmo era investir da educação deles. Com toda a certeza, se eles tivessem uma escola boa, se preocupariam mais em dormir cedo para poder aprender. Mas não há um estímulo para a "sede do saber". O que leva a maior parte deles passar suas noites de segunda a segunda na rua, procurando coisas mais interessantes, como drogas, por exemplo.
Digamos que há várias formas de manter os jovens seguros, uma forma, a mais fácil, é usar regras e toques de recolher. Outra é educá-los e eles mesmos percebem o que é certo e o que é errado. Bom, o governo usa a mais fácil!

Texto para a Revista Capricho

Um comentário:

Jusa disse...

O texto está ótimo Maaay!

(tem uma virgula no lugar errado ali xD)

Jusa e suas manias =D

Te amo (L)