quinta-feira, 20 de maio de 2010

(500) days of summer

"Divertido, verdadeiro e deliciosamente surpreendente, este olhar único e hilário sobre paixão, namoro, sexo e separação vai alegrar seu dia" (sinopse atrás da caixa do DVD)

"hilário". Percebeu? Não é hilário! Sofrimento(suffering) não é hilário. Pode parecer, quando você não viveu algo parecido. So much suffering. Concordo que é único. Mas não hilário.
Um sentimento desse é exageradamente singular.
Eu saí daquele filme com uma iluminação boa em tudo que via na rua. Senti por não ter minha câmera. O sol era tão terno em um dia tão frio. A névoa de chuva beijou toda a face da cidade, um longo beijo, que durante toda a manhã.
A fotografia do filme é incrível. Tudo parece retrô, vintage, antiguidade. De repente, alguém aparece jogando Wii, ouvindo The Smiths no computador.
Não é trágico, mas não é hilário. É somente real. "Real" é uma palavra que funciona no português, no inglês e... aí acaba o meu conhecimento em línguas. Dizer "real" talvez ultrapasse o sentido de dicionário e te faça compreendê-lo. Talvez.
Eu nunca senti o que outros filmes retrataram. Mas já senti 90% de "(500) dias com ela". 10% foi o novo primeiro dia com um novo alguém.
E eu não somente digo isso porque sou azarada com relacionamentos. Eu só sinto demais. Eu devo sentir o que ninguém sente. Porque sentimento é pessoal, ninguém sente igual.
Ninguém observa a parte superior das fachadas, eu amo as casas dos anos 50 no Brasil. Eu escrevo no ônibus. Eu saí daquele filme tentando compreender as coisas, os meus vários dias com ele. Saiba, não é hilário.
Eu senti uma urgência. De copiar o filme, colocar na caixa de correio da casa dele e fazer ele perceber, eu senti isso. Uma urgência. Me fez desfazer meu caminho e seguir outro, olhando a fachada das casas e o céu.
Eu céu tão terno, misturando-se com uma cor que beirava o calor.
Não é hilário, é real.
Agora, por favor, não diga que você sentiu isso, se não meus vários dias com ele jamais farão sentido.

Um comentário:

Queeη Ŀ˚˚˚ disse...

talvez dias como esses foram feitos para serem apenas vividos, e nao entendidos :/